ORIGEM
A raça foi oficialmente criada na Grã-Bretanha, porém algumas pesquisas genéticas sugerem que a sua origem esteja na costa do Oceano Índico.
Sua verdadeira origem é cercada de incertezas, assim como tantas outras raças de gatos. Há uma grande possibilidade de ela ter se originado na antiga Abissínia (hoje conhecida como Etiópia), o que justificaria o nome da raça.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
O abissínio tem a cabeça que mantêm um formato parecido com uma cunha, em um tamanho grande. As orelhas são grandes e pontudas. Seus olhos mantêm um formato amendoado, as cores deles podem variar entre ouro, verde, avelã ou cobre.
Sua calda é bastante longa, grossa na base e afina na ponta. Seu tamanho é considerado médio, de corpo ágil e forte. Suas pernas são longas.
Sua pelagem tem um comprimento médio, e é densa e sedosa ao toque. Seu ticking (a marcação da pelagem) apresenta faixas mais escuras ao longo dos pelos. Visualmente, parece uma pelagem rajada.
As cores mais comuns que você poderá encontrar nesta raça são: avermelhada, chocolate, canela, azul, castanho, lilás e vermelho.
PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO
Essa raça possui uma personalidade extrovertida, ágil, independente e exploradora. Ele é tímido, porém muito ativo, brincalhão e inteligente. Aprende com facilidade, é muito curioso e sociável com pessoas e também com outros animais.
CUIDADOS PRÓPRIOS DA RAÇA
O Abissínio é um gatinho muito ativo, então precisa se exercitar. Ele se adapta bem tanto em grandes espaços quanto em lugares menores, porém ele precisa ter fonte de atividades acessíveis. Se eles não podem se exercitar com freqüência, poderá ficar deprimido.
É sempre legal ele ter um outro gatinho ou um outro bichinho de companhia, porque adora interagir e brincar com pessoas e animais.
SAÚDE E BEM ESTAR
Sua média de vida é de 18 à 20 anos!
Assim como outros gatos, pode vir a desenvolver gengivite. É necessário visitas periódicas aos veterinário, além é claro, de sua vacinação e vermífugos. Eles também podem vir a ter Amilidose Renal, uma desordem renal que já é considerada genética e muito comum em Abissínios, porém é possível que ela ocorra em qualquer tipo de gato.
Os Abissínios são gatinhos indicados para quem procura um gatinho ativo e afetuoso. Mas lembre-se de que você precisa estar disponível para dar toda a atenção que ele precisa para ser feliz. :)
Os Abissínios não são indicados para alguém que procura um animal de estimação com um baixo nível de atividade.
Com um gatinho desses em casa, nunca se sentirá sozinho! :)
Fonte: http://www.guiaderacas.com.br/gatos/racas/abissinio.shtml
https://enciclopediadogato.wordpress.com/racas/abissinio/
Google (Imagens)