ORIGEM
Esses pequenos roedores são originários da Síria. Começaram a ser criados em cativeiro por volta de 1930, mas já eram conhecidos dos seres humanos bem antes. Foi descoberto no ano de 1839.
Um outro tipo, o Hamster-Chinês é originário da China e da Mongólia, eles pertencem ao grupo conhecido por Hamster-Camundongo, este tipo é criado por seres humanos desde 1919.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Os Hamsters possuem grandes glândulas faciais próprios para armazenamento de animentos. Cauda curta. Possui grandes dentes incisivos que sempre estão em constante crescimento, por isso está sempre roendo alguma coisa para evitar que cresçam demais. Pode ser encontrado em vários padrões de cores diferentes e tem o tamanho entre o tamanho de um camundongo e um pouco maior.
PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO
O bichinho é pequeno, porém tem muita personalidade e é capaz de deixar claro o que quer e as suas necessidades. Caso ele tenha dor, poderá apresentar um comportamento mais furtivo, com as costas arqueadas e encolhido na gaiola. Se ele fica em pé sobre as patas traseiras, está demonstrando curiosidade e interesse em aprender. Caso esteja doente, pode se mostrar letárgico e com dificuldade para se levantar. Quando está com sono, vai procurar se entocar para dormir. Quando está com sono, se assusta com facilidade e não gosta disso, podendo demonstrar com agressividade se alguém o assunta neste momento.
Se estão assustados ou irritados, eles gritam. Quando eles ficam em pé com as patinhas juntas, quer dizer que estão em estado de vigilância e prestando atenção à sua volta. Existem vários outros sinais corporais onde eles podem se manifestar. Veja mais aqui.
CUIDADOS BÁSICOS
O Hamster é onívoro, pode então se alimentar de praticamente tudo. A melhor coisa é variar o cardápio, porque o Hamster tende a viciar em um determinado tipo de alimento e ignorar os outros, e isso não é bom para a sua saúde. Recomenda-se evitar uma quantidade muito grande de alimento, porque isso pode lhe causar diarréia.
O Hamster é um animar super territorial, então jamais ponha dois na mesma gaiola, pois irão brigar e se machucar. Evite colocar o seu habitat onde tenha muito sol e nem em ambientes muito quentes, ele não lida bem com o calor.
Toda a estrutura deve ser a prova de fuga e feita de material resistente, para que ele não quebre roendo. O habitat deve ter uma roda para ele se exercitar, uma caixa com algo macio onde será o seu ninho, Comedores e bebedores bem presos para que eles não os tombem.
SAÚDE E BEM ESTAR
Os hamsters possuem uma lista grande de males que podem atingi-los. Achei melhor indicar a vocês um link onde possam ter acesso a todas elas. Para vê-las, clique aqui.
O Hamster é um bichinho fofo e divertido! Não deixe de conhecer eles também :)
Fonte: https://mundodoshamsters.wordpress.com/a-origem-dos-hamsters/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hamster#Caracter.C3.ADsticas
http://www.lovelyhamster.com/2013/03/linguagem-corporal-dos-hamsters.html
http://www.petshoplovers.com/hamster/#sthash.bmoI3yrz.dpbs
http://www.saudeanimal.com.br/2016/01/06/hamster-doencas-mais-comuns/
Nenhum comentário:
Postar um comentário